Executivo lança Programa Emergencial de Atenção Social para as famílias atingidas pela enchente

Desenvolvimento Social Notícias

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o  Programa Emergencial de Atenção Social com o objetivo de auxiliar financeiramente as famílias afetadas pela cheia do Rio Ibicuí no início deste mês. O Programa foi regulamentado através da Lei n° 3.386 de 14 de maio de 2024 e disponibilizará um auxílio no valor de R$1.500,00.

O público-alvo do programa são as pessoas atingidas pelos eventos climáticos, na condição de desabrigados ou desalojados. Para receber o benefício, o responsável familiar deve comparecer junto ao CRAS e preencher o formulário próprio para a solicitação do auxílio, desde que atenda às seguintes condições:

– Ser maior de 18 (dezoito) anos de idade, salvo no caso de mães adolescentes;

– Ter Cadastro Único ativo e atualizado, referência mês de março/2024;

– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos.

As solicitações junto ao CRAS tiveram início nesta segunda-feira, dia 20 de maio, a partir das 8h, sendo necessário que o responsável familiar forneça no ato da solicitação preferencialmente PIX ou conta bancária em seu nome e  CPF de todos os membros do núcleo familiar.

Além do Programa Municipal as famílias atingidas podem ainda buscar auxílio através do Programa Federal “Auxílio Reconstrução” no valor de R$5.100,00 destinado para as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas com relação aos programas sociais voltados às famílias atingidas solicitamos que procurem o CRAS para que recebam todas as informações e orientações adequadas.