Manoel Viana terceiriza coleta de lixo

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Manoel Viana deve iniciar o ano com uma nova equipe realizando a coleta de lixo da cidade. Ninguém quer viver perto de lixo. Por isso, costuma-se despachá-lo para algum lugar distante. Afinal, a saúde e o bem-estar das pessoas também dependem disso. E quem se encarrega de coletar e dar um fim ao lixo, em Manoel Viana, até o final desse ano é a Prefeitura Municipal.

Conforme o secretário de Obras, Trânsito e Serviço Público, Carlos Wallau, o município estará terceirizando o serviço a partir da primeira semana de janeiro. Segundo ele, o caminhão da prefeitura que hoje realiza a coleta está em um nível muito grande de sucateamento, deixando de oferecer as condições adequadas ao serviço.

“Fizemos um balanço, e levando em conta todos os fatores, como gastos de pessoal, manutenção dos veículos e transporte dos resíduos será muito mais vantajoso a terceirização do serviço, que além de mais barato também tornará disponível o pessoal envolvido, hoje, para a realização de outros serviços”, destaca o secretário.

De acordo com Carlos, inicialmente será realizado contrato emergencial por 90 dias, para que o serviço não fique parado, durante prazo esse que será aberto processo licitatório para a contratação efetiva de uma empresa responsável pelo serviço.

A empresa deverá realizar os serviços de coleta, transporte e destinação dos resíduos. O secretário ainda destaca que o cronograma de recolhimento não deverá ter alteração, permanecendo os mesmo dias “faça chuva, ou faça sol. Feriado ou não!”, concluiu.

IMPORTANTE LEMBRAR

lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume cresce a cada ano que passa, gerando toneladas e mais toneladas. Reciclar, reaproveitar e reduzir são palavras-chave para quem quer viver em um ambiente sustentável. Adotar pequenas atitudes na sua rotina e preparar sua casa ou empresa para separar corretamente o lixo é uma das maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente.