Gestão Inovadora: Uma avaliação e muitos planos para os meios Rural e Ambiente

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo. Para uma cidade cuja economia é baseada basicamente na produção rural, a agregação de todos esses segmentos numa única secretaria já garante uma grande responsabilidade administrativa.

A Pasta tem como foco o incremento de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento agropecuário, bem como a conservação e preservação no meio ambiente, executando o combate à poluição e à degradação dos ecossistemas, promovendo atividades de educação ambiental, além de articular-se com órgãos estaduais regionais e federais competentes e, quando for o caso, com outros Municípios, objetivando a solução de problemas comuns ao meio rural ou meio ambiente.

E para falar sobre os trabalhos desenvolvidos no primeiro de administração desta secretaria, trazemos nesta semana a secretária Luiza Andréia Meus dos Santos, que tratará especialmente dos projetos desenvolvidos, problemas enfrentados e planos futuros.

Principais projetos, presentes dentre as propostas da campanha eleitoral, que já foram realizadas?

Todos os projetos são de importância, mas é importante dar destaque a alguns deles, como a aquisição direta
dos produtores
da agricultura familiar
e
do
comércio
local através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O incentivo a criação de agroindústrias familiares, com fiscalização e adequação apropriada a cada produto, segundo a legislação vigente, estruturando e formalizando o SIM. Apoiar as Associações de Pequenos Produtores nas comunidades rurais.

Ainda contemplando os pequenos agricultores sem, também, abandonar as produções urbanas, destacamos a implantação de projeto como o referente a criação do programa voltado ao desenvolvimento
da Agricultura
Urbana incentivando a
criação
de hortas pedagógicas e comunitárias. A manutenção do convênio com a Emater/ASCAR-RS. E a reestruturação do Horto Municipal, criando programas de distribuição gratuita de mudas hortigranjeiras, incentivando assim, a produção familiar de alimentos.

Na área ambiental destacamos a criação de programas, organizar palestras e seminários voltados à educação ambiental, visando uma melhor qualidade de vida aos munícipes. A recuperação áreas rurais degradadas, nascentes e matas ciliares, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente Estadual e entidades afins. Além da reestruturação
do
sistema de licenciamento e
controle ambiental do município.

Destaque alguns dos projetos de maiores investimentos e de maior benefício a comunidade?

Acredito que nesse quesito podemos destacar a reestruturação do S.I.M., criando o cargo de Chefe do Sistema de Inspeção Municipal que irá fiscalizar e organizar os interessados em formalizar suas agroindústrias de derivados de origem animal, trazendo retorno ao município em recursos financeiros, pois esses empreendedores irão legalizar-se e contribuirão com ICM e também trará benefícios na área de saúde, pois alimentos inspecionados trazem um risco muito baixo de contaminação por bactérias.

Também podemos dar ênfase a reestruturação do Departamento de Meio Ambiente, com a contratação de um Fiscal Ambiental, que facilitou aos munícipes o licenciamento de seus empreendimentos, o acompanhamento de diversos outros licenciamentos ambientais e na tentativa de combate a crimes ambientais.

No atendimento aos produtores rurais destacou-se o plantio de pastagens de inverno e verão e na escavação e limpeza de açudes para dessedentação animal.

A reestruturação do Horto Municipal, que produziu mudas de hortaliças para a primeira horta comunitária, no Bairro Vila Nova, além de distribuir verduras e legumes para eventos e escolas municipais. Também produziu árvores nativas e flores que ornamentaram a Praia e Camping Rainha do Sol.

Quais são os principais projetos e as principais propostas para o próximo ano?

Para esse ano de 2018, atualmente, nossos projetos em destaques devem ser a criação do Programa Municipal de Agroindústria Familiar, e a criação do Programa de Melhoramento Genético de Manoel Viana.

Uma avaliação do primeiro ano de governo?

Neste primeiro ano de governo conseguiumos organizar cada setor de acordo com os anseios administrativos da nova gestão municipal para que, com o conhecimento obtido durante o ano, possam ser almejados e alcançados novos objetivos que irão beneficiar nossos produtores e agricultores do município.

Maior problema enfrentado no primeiro ano de governo?

Definitivamente foi a falta de Políticas Públicas estaduais e federais para que pudéssemos dar um atendimento melhor aos nossos beneficiários sem depender exclusivamente de recursos próprios do município.

Maior vitória do primeiro ano de governo?

Poder contar com as comunidades rurais para um melhor atendimento das demandas e na realização do PPA, pois desta forma foi possível destacar o que realmente é necessário desenvolver em nossas comunidades rurais,

Expectativas para o próximo ano de governo?

Que tenhamos mais recursos financeiros e que tenhamos Políticas Públicas para atendermos as demandas dos produtores e agricultores do nosso município.