Comtur discute eventos do mês de fevereiro

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

A um mês do termino da temporada de verão o Conselho Municipal de Turismo – Comtur, realizou na manhã dessa quarta-feira (07) sua reunião mensal, a quinta desde a criação do Conselho. Durante a reunião foi discutida a realização de eventos previstos para o mês de fevereiro.

A reunião contou com representantes da comunidade, do grupo Pérolas do Ibicuí, do presidente do Centro Empresarial de Manoel Viana – Fernando do Canto, a representante da EMATER/Manoel Viana – Luize Silva Mello, da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – Ana Margaret, e do chefe do Departamento de Turismo, Paulo Pugliero que conduziu as discussões.

Por ordem cronológica, o Conselho discutiu sofre os dois eventos previstos para o fim de semana, a coroação da Miss Manoel Viana e a realização do Maneco Folia. Ambos serão realizados na Praia e Camping Rainha do Sol. A coroação de Amanda Almeida como Miss Manoel Viana está prevista para acontecer no sábado (10) – no caramanchão da praia. Durante o fim de semana, do dia 10 a 13, está previsto a realização do Maneco Folia.

No fim de semana seguinte, no dia 18, está prevista a realização da segunda edição do Gaitaço. O evento também deve acontecer no caramanchão da praia e camping, como na edição de 2017.

O Comtur ainda abordou a realização da 11ª edição das olimpíadas Rurais do município, que está prevista para acontecer no próximo dia 25. Os jogos serão disputados entre oito comunidades do interior do município, objetivando o resgate cultural que é buscado através de atividades e comfpetições que são bastante conhecidas no meio rural. A edição deste ano acontece no Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

Por fim, foi debatida sobre a imagem da cidade, na questão de cuidados com as frentes das casas, e principalmente quanto ao descarte e disposição do lixo de forma irregular, o que acaba passando uma imagem menos atrativa para os turistas. Assunto que, conforme a secretária Ana Margaret, deverá ser abordado com mais ênfase em futuros encontros, e com outros segmentos, dando início especialmente a campanhas de conscientização para que cada munícipe cuide do embelezamento de sua residência.

É uma questão que deve ser levada a todos os bairros e, inclusive, para as escolas esse tema de conscientização com intuito de que o cidadão trabalhe em conjunto com a Administração Municipal objetivando transformar a imagem da cidade, fazendo de Manoel Viana – como um todo – o cartão postal, e não apenas a Praia e Camping.

A próxima reunião do Conselho deve acontecer no dia 07 de março, como de costume, na primeira quarta-feira do mês.