Manoel Viana na etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição. Esse foi o objetivo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente realizada na última segunda-feira (09).

A etapa regional aconteceu na Câmara de Vereadores de Manoel Viana, onde foi selecionado um trabalho dentre os presentes para representar o município na fase estadual, no dia 09 de maio. Conforme a diretora do Departamento de Educação – Vanessa Caldas, além desse trabalho, os demais trabalhos inscritos concorrem em âmbito estadual por novas vagas. “Dentre os trabalhos inscritos, 30% serão selecionados para, também, se apresentar durante a etapa estadual”, explica ela.

Os trabalhos apresentados com a temática “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” foram julgados pelos integrantes da Comissão de Organização Regional – COR, Luiza Andreia Meus dos Santos – secretária Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, Cátia Simone Duarte – diretora do Departamento de Meio Ambiente, Vanessa Vargas Maciel Caldas – diretora do Departamento de Educação, Carlos Henrique Barbosa da Costa – representando a Corsan, Leandro Filipin Vezzosi – representando a Emater, e Eloir Eloi Schroer – representando a Câmara de Vereadores de Manoel Viana.

A Conferência contou com a participação das escolas municipais Érico Veríssimo, Henrique Dias, e Alberto Pasqualini, além das Escolas Estaduais Manoel Viana e Salgado Filho.

Conforme avaliação da Comissão, foi uma tarefa árdua escolher apenas um projeto, pois todos demonstraram extrema relevância para a comunidade escolar, habilidades de apresentação, explicando os objetivos, a justificativa, a metodologia, a viabilidade de seus trabalhos.

Entretanto, por uma diferença mínima de pontuação, o trabalho selecionado foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini para participar na fase estadual, com o “projeto Aproveitamento da água da chuva”, defendido pela delegada Gabriele Diarte.

A diretora de Ensino do município e representante da Comissão de Organização Regional – Vanessa Caldas destacou a participação das escolas com trabalhos de extrema relevância, durante apresentações em que os alunos demostraram grandes habilidades expondo claramente objetivos, justificativas e relevância de seus projetos para a comunidade escolar.

Por fim, em nome – também – da Secretaria de Educação do município, Vanessa parabenizou as escolas, equipes diretivas, supervisores escolares, professores envolvidos e alunos pela “belíssima conferência”.