Manoel Viana tem Tarde de Campo Socioassistencial e inauguração de agroindústria

Agropecuária e Meio Ambiente Informativos

Na última quinta-feira (07) o Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social estiveram participando da Tarde de Campo Socioassistencial, desenvolvido pela Emater/Manoel Viana. As atividades foram realizadas no Assentamento Santa Maria do Ibicuí e contou com a presença de diversos produtores locais. Ainda durante a tarde, foi realizada a abertura oficial de mais uma agroindústria do município.

Na oportunidade os presentes foram divididos em grupos e em cada estação puderam conhecer e aprender sobre as principais atividades que a família desenvolve no lote tais como: Estação 1: Manejo da ordenha e qualidade do leite, Estação 2: Agroindústria, Estação 3: Apicultura, Estação 4: Horta e pomar. Também participaram apresentando uma das estações o Centro de referência de Assistência Social – CRAS, a estação 5: Atividades do CRAS.

Na ocasião, foi realizada também a Inauguração da Agroindústria Familiar Queijos e Doces de leite da Lisa. De acordo com o Chefe do Escritório da EMATER/RS, o Engenheiro Agrônomo Leandro Filipin Vezzosi o evento foi ótimo para expor a evolução social das famílias e mostrar a diversidade de atividades que é possível e necessário as propriedades familiares terem afim de que os custos com alimentação sejam reduzidos e consigam gerar renda com a comercialização de excedentes.

O Prefeito Municipal Gustavo Medeiros se fez presente e destacou a evolução e importância das famílias assentadas para a economia de Manoel Viana parabenizando e agradecendo as demais famílias presentes. O objetivo da Tarde de Campo foi mostrar, os resultados das ações realizadas pela Emater e o Executivo nas comunidades do interior, visando à inclusão social e produtiva das famílias rurais e à defesa e garantia de seus direitos, através de uma ação planejada e continuada.

Ao final houve uma degustação dos queijos e doce de leite da Lisa, do Iogurte Fronteira produzido e comercializado pela Cooperativa da COMAV (primeira agroindústria de Manoel Viana) e pães e cucas da próxima agroindústria a ser inaugurada no assentamento no início do mês de dezembro, a Agropães.