Manoel Viana inaugura a quarta agroindústria familiar no Assentamento Santa Maria do Ibicuí

Agropecuária e Meio Ambiente Informativos

Nesta semana, o Executivo Municipal esteve presente no ato de inauguração de mais uma Agroindústria Familiar de Manoel Viana. Agora foi a vez a da FruVer, da família de Paulo e Ledi Oliveira Fanfa, trabalhará com processamento de verduras, frutas e vegetais. Na última semana outra agroindústria já havia sido inaugurada, a Agropães, da família Lemes da Silva, irá produzir pães, cucas, bolos, esfirras e outros panificados.

Ambas possuem como principal consumidor o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, fornecendo seus produtos para merenda das escolas municipais e estaduais. O município conta hoje com quatro agroindústrias familiares, sendo elas todas situadas junto ao Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Rural, Luiza Meus, ainda estão previstas a inauguração de outras duas agroindústrias para este ano, sendo uma, também no Assentamento Santa Maria do Ibicuí e outra no Rincão dos Pintos, ambas voltadas ao processamento de ovos coloniais.

A Agropães e a FruVer estão localizadas junto a comunidade do Assentamento Santa Maria do Ibicuí. As agroindústrias tiveram origem através de recursos da Consulta Popular e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER. O projeto ainda conta com suporte e assistência técnica da Emater e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.