V Fórum de Educação de Manoel Viana teve início com mais de 330 inscritos

Educação

Teve início nesta terça-feira (11) o V Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana que, em virtude da pandemia do Coronavírus e os protocolos de enfrentamento orientados pelo Distanciamento Social, neste ano acontece de forma online com transmissão pelo YouTube. “Construindo cenários inovadores: interligando educação e cuidado” é o tema escolhido para a edição 2020, assunto que tem assumido grande destaque especialmente nos tempos atuais, ditados pela própria pandemia.

O fórum teve sua abertura oficial realizada nesta terça-feira (11), com a presença e fala da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – Ana Margaret Migotto, o prefeito Gustavo Medeiros, além do diretor do Instituto Federal Farroupilha – campus Alegrete, Rodrigo Machado e a presidente do Legislativo Municipal – Tamara Soares. Em seguida, foi realizada a primeira palestra ministrada pelos professores Ms. Maurício Lutz e Rafael Vinícius Bueno, do IFFar Alegrete, abordando “Os desafios de Inovar as práticas educativas na atualidade”, tendo como mediadora a mestra Fabrícia Sônego, também do IFFar Alegrete.

Neste ano o fórum será divido em três temáticas, sendo cada uma delas discutidas durante dois encontros por semana. A primeira semana que teve início ontem – dia 11, será concluída nesta quinta-feira (13), e trata sobre as “Novas tecnologias”. Já o segundo assunto “Cuidado e saúde” será exposto nos dias 19 e 20, e a terceira semana se encerra com “Metodologias ativas” nos dias 25 e 27 de agosto. Será fornecida certificação de 20 horas para quem se inscreveu e confirmar presença na lista que será disponibilizada durante os seis encontros do evento. Os palestrantes vão disponibilizar material para leitura prévia, estes ficarão a disposição também no site do evento

Conforme levantamento do Departamento de Ensino do município, esta edição do fórum conta com um total de 300 inscritos das de escolas municipais, estaduais e privadas do município e região, além de instituições de ensino superior. Num índice percentual dos inscritos, 25,3% são da rede municipal de Manoel Viana, 32,5% de rede municipal de outras cidades, 8,1% da rede estadual em Manoel Viana, 4,8% rede estadual em outra cidade, 3,6% rede particular, 18,1% da rede do Instituto Federal Farroupilha – Alegrete, e 7,5% representam outras instituições de ensino superior.

Primeira Semana: Novas Tecnologias da Informação

Dia 13 de agosto

14h – Novas tecnologias, novas aulas: um bate papo sobre ensino e tecnologias na atualidade!

Gabriel de Oliveira Soares (UFN), Débora da Silva de Lara (IFFar e rede privada de ensino de Alegrete), Ana Carla Ferreira Nicola Gomes (FURG e rede privada de ensino de Rio Grande) e Tais Lazzari Konflanz (UFN e rede municipal de ensino de Santa Maria)

Mediadora: Esp. Eliani Schimitt Luiz – Diretora da EMEF Alberto Pasqualini de Manoel Viana

Segunda Semana: Cuidado e saúde

Dia 19 de agosto

14h – Educação e cuidado: A construção da resiliência na escola. Professora Drª Jacqueline Bianchi Enricone – URI Erechim

Mediadora: Drª Calinca Jordânia Pergher – IFFar Alegrete

Dia 20 de agosto

19h – A Saúde do educador

Ms. Denise M. Borges Ancini, médica do IFFar Alegrete  médica do trabalho e mestre em Ensino na Saúde pela UFRGS e Psicólogo  Adriano Santiago Pereira – Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social de Manoel Viana

Mediadora: Esp. Ana Margaret Migotto – Secretária Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Desporto de Manoel Viana

Terceira Semana: Metodologias ativas

Dia 25 de agosto

9h30min – Ensino colaborativa em tempos de pandemia: Articulação possível entre professores do atendimento educacional especializado e professores de sala de aula.

Drª Renata Corcini Carvalho Canabarro – UFSM

Mediadora: Esp. Lourdes Terezinha Correia Batista Araújo – Presidente do CME de Manoel Viana

Dia 27 de agosto

19 horas – Metodologias ativas, tecnologias educacionais e afeto.

Drª Vanessa dos Santos Nogueira – Faculdade Sobresp

Mediadora: Esp. Rúbia Queli Corsini Melo – Diretora de Ensino da SMETCD de Manoel Viana