Executivo anuncia início do Programa de Coleta Seletiva Municipal

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Desde a criação do Programa Jogue Limpo Manoel Viana agradece, instituído pela Lei Municipal n° 2.931/21, um dos principais objetivos do Poder Executivo era a implantação da Coleta Seletiva Municipal. O Programa Jogue Limpo visa uma cidade limpa e sustentável, com conscientização da população sobre a importância de manter hábitos ambientalmente corretos e assim manter nossa cidade limpa.

Após estudos, tentativas e soluções, é com grande satisfação que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Departamento de Meio Ambiente, informa a comunidade vianense que o Programa de Coleta Seletiva Municipal terá início no dia 07 de junho. Instituído dentro do Programa Jogue Limpo Manoel Viana agradece, a coleta seletiva tem por objetivo estimular a reciclagem e a conservação dos recursos naturais, como forma de promover a conscientização da comunidade para separação dos resíduos, além de reduzir significativamente a quantidade de resíduos destinados ao aterro.

Inicialmente durante todas as quartas-feiras o caminhão da coleta de lixo da Prefeitura passará por todas as ruas da cidade coletando apenas o resíduo reciclável (SECO), nos demais dias a orientação é que as pessoas realizarem a separação dos resíduos secos e orgânicos em embalagens separadas nas suas lixeiras.

Além da coleta dos resíduos secos nas quartas-feiras serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade alguns PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) para a colocação de resíduos secos que posteriormente serão recolhidos para a destinação. É importante salientar que nem todo resíduo seco pode ser reciclável, desta forma o Departamento de Meio Ambiente disponibilizou um material com todas as informações para realização da coleta correta dos resíduos.

É imprescindível destacar que o Programa de Coleta Seletiva será executado em parceria com todas as secretarias, mas principalmente entre Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras e Departamento de Meio Ambiente. Contudo, a colaboração e a participação da comunidade é que irá garantir o sucesso do programa.