Manoel Viana brilha com 100% de iluminação LED

Notícias Programas e Projetos

Em um esforço contínuo para a modernização da iluminação pública do município, a Administração Municipal concluiu com sucesso a troca das lâmpadas convencionais, resultando em 100% da iluminação pública viária com tecnologia LED. O investimento garante uma maior eficiência energética, resultando em economia de energia, redução de custos e de emissões de carbono, além de transformar a paisagem noturna da cidade.

Segundo o Prefeito Gustavo Medeiros,  a iluminação pública é uma questão de segurança, já que as lâmpadas de LED oferecem uma maior luminosidade comparada às lâmpadas comuns, além de ter menor consumo de energia e possuir maior durabilidade. A modernização da iluminação pública deu seguimento ao grande projeto de sustentabilidade implantado no município através da Usina Solar Fotovoltaica.

O parque de iluminação pública de Manoel Viana conta com um total de 1000 luminárias cadastradas, dentro deste total temos a iluminação do loteamento Novo Horizonte (37 luminárias), Praça Central (115 luminárias + 4 refletores) e demais vias iluminadas com tecnologia LED, representando 100% do parque já eficientizado.

As luminárias são modernas, certificadas pelo INMETRO, possuem selo Procel e garantia de 5 anos. A temperatura de cor das luminárias é de 4000K, uma cor branca que possui alto índice de reprodução de cor e não prejudica a visão dos usuários das vias. Já incluída no projeto, a Praia e Camping também receberá as luminárias em tecnologia LED.

Com exceção da Praça Central, todos os demais investimentos foram realizados com recursos próprios do município, através de recursos da COSIP – Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. Na primeira etapa foi contemplada a iluminação da Avenida Ibicuí com um investimento de R$87.000,00 e a Praça Manoel Augusto Marques Álvares da Cunha com investimento de R$190.000,00 de emenda parlamentar mais R$15.000,00 do Valor S da Sicredi.

A segunda etapa contemplou a Rua Walter Jobim e outras vias com 115 pontos de IP com um investimento de R$167.892,39. Já a terceira e a quarta etapa tiveram respectivamente um investimento de R$215.007,40 e R$134.755,38. Durante os próximos dias será iniciada a iluminação da Praça da Barragem do Itú com um investimento de R$31.918,50. O total dos investimentos em iluminação pública no município de Manoel Viana ultrapassaram 800 mil reais.