Município assina repasse de verbas para estudantes

Educação Notícias

Na última quarta-feira (04) o prefeito Gustavo Medeiros recebeu em seu gabinete representantes da Associação Vianense dos Acadêmicos da Cidade de Alegrete e da Associação dos Acadêmicos da Cidade de Santiago, para encontro no qual foi assinado o termo de colaboração para o repasse orçamentário.

O termo assinado entre o Executivo e as associações tem como objetivo estabelecer incentivo no custeio de despesas acadêmicas com transporte escolar a estudantes que se deslocam do município até as cidades de Santiago e Alegrete buscando por formação de nível técnico e superior.

Atualmente as associações contabilizam um custo de R$ 4.800,00 mensais para a deslocações de estudantes até o município de Alegrete, enquanto para Santigo o montante chega a R$ 11 mil, por mês. Buscando dar suporte aqueles que buscam pela qualificação, o município concedeu um repasse de R$ 22 mil às entidades, dividida em aproximadamente 60 e 40%, para Santiago e Alegrete, respectivamente. Conforme o chefe do executivo – Gustavo Medeiros a divisão se deu devido à diferença na deslocação entre as cidades.

Alegrete deve receber a ajuda de custo de 9 parcelas de R$ 977,77, totalizando ao final do ano o montante de R$ 8.800,00. Enquanto Santiago receberá parcelas de R$ 1.466,66, totalizando R$ 13.200,00 ao final do ano.

A colaboração é amparada por Lei Federal e Decreto do Executivo Municipal. Lembrando que é a mesma também está prevista na Lei Orgânica Municipal que o município será responsável por manter transporte gratuito para estudantes do ensino fundamental e pré-escola, e deverá contribuir nas despesas de transportes para grupos de universitários e técnico-profissionalizantes que frequentem cursos em cidades vizinhas.

Conforme os representantes, o repasse terá grande importância por impactar diretamente no bolso dos estudantes que precisam não somente arcar com os custos de transporte, mas também com grandes gastos de materiais durante o ano, com os cursos.

Conforme o prefeito Gustavo, a intenção é de se manter a colaboração entre o município e as entidades, desde que obedecido às exigências previstas em edital. O líder do Executivo ainda acrescenta que o objetivo é de que esses números de repasse se tornem maior futuramente.