Calçamento Comunitário: Fase III lança edital de credenciamento para novas quadras

Calçamento Comunitário Programas e Projetos

Na noite dessa terça-feira (05) o Executivo Municipal realizou mais um ato memorável, com a presença de grande público que lotou o Salão Paroquial de Manoel Viana para acompanhar o lançamento oficial da Fase III do Programa Calçamento Comunitário. Ainda durante o ato também foi informado a respeito das novas inscrições e conclusão da Fase II que teve início em abril deste ano, contemplado 12 quadras, divido em duas etapas.

A noite teve início com uma breve explanação por parte do Procurador Jurídico do município e, também, um dos responsáveis pela criação do Programa, Eduardo Vieira Martins. Ele falou sobre a criação do projeto e as fases de desenvolvimento até a conclusão e entrega das obras. Em seguida foi a vez do diretor do Departamento de Projetos e coordenador do Programa, Carlos Wallau que falou sobre as fase já desenvolvidas e a conclusão da segunda etapa, da Fase II.

O prefeito Gustavo Medeiros falou de forma abrangente sobre as etapas desenvolvidas até o momento, além das perspectivas futuras para o Programa Calçamento Comunitário, além de enfatizar o respaldo do mesmo, que hoje serve de exemplo e base para programas desenvolvidos em diversos outros municípios que estiveram em incursão a Manoel Viana, com o único propósito de tomar conhecimento sobre a criação e desenvolvimento do projeto.

O líder do Executivo ainda realizou a entrega da Ordem de Serviço para início das obras da Rua José Maria Machado – trecho entre as Ruas Gomercindo Dornelles e José João Saldanha. A obra deverá ser a última prevista para esse ano de 2019, encerrando a primeira etapa da Fase II. Todavia, Gustavo Medeiros ressalta que, se liberado o recurso de R$ 833 mil, destinado pelo Governo Federal, de fonte do pré-sal, garantido aos municípios da União, a segunda etapa da Fase II deve ter início ainda neste ano.

Por fim o secretário de Governo e, também, coordenador e idealizador do Programa, Gilberto Vieira Martins, falou sobre a Fase III do Programa Calçamento Comunitário, explanando sobre o edital, e também o processo de credenciamento das novas quadras. O prazo será de uma semana, tendo início no dia 18 e encerrando-se no dia 22 de novembro. A documentação e o edital com as informações completas a respeito da forma de inscrição das quadras estão disponíveis no site da prefeitura, na página do Programa.

Conforme o secretário, serão abertas vagas para 20 quadras, sendo que, havendo excesso no número de quadras inscritas as mesmas passaram por uma comissão que avaliará caso a caso, conforme requisitos pré-estabelecidos em edital. Permanecendo número superior as 20 quadras, então será realizado ato público de sorteio, para definir as contempladas na Fase III, destaca Gilberto.