Descarte irregular de Lixo: Meio Ambiente trabalha para identificar infratores

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

O Departamento de Meio Ambiente do município realiza constantemente trabalhos de fiscalização, dentre eles, sobre o descarte de lixo. Conforme a diretora do Departamento, Cláudia Duarte, o acúmulo de lixo em espaços públicos e no interior de Manoel Viana tem se tornado uma triste realidade para quem reside ou passeia na cidade.

No antigo aterro municipal, o lixo a céu aberto já faz parte da paisagem. No local é possível observar o amontoado de entulhos, sacos com lixo doméstico, latas de tinta, pedaços de móveis e até mesmo colchões.

Além do aterro, outros pontos da cidade e do interior têm sido tomados por esse cenário de descaso de algumas pessoas, como é o caso das Pontes do Rio Caraguataí, no Paredão do Meio, no Paredão – situado RS 176, além de, também, na área urbana da cidade.

O descarte irregular de lixo se torna causa diversos problemas a comunidade, além do forte odor, a sujeira ainda atrai insetos e outros animais, que podem ser vetores de doenças, destaca Cláudia.

O Departamento Municipal de Meio Ambiente, vem intensificando a fiscalização com intuito de identificar os infratores, e a Secretaria de Obras realizando as limpezas nos depósitos irregulares, mas há uma insistência por uma parcela da comunidade em depositar os resíduos nesses locais impróprios.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente ressalta que, conforme Lei Federal nº 9.605/98, lançar resíduos sólidos ou rejeitos in natura a céu aberto é considerado crime ambiental, passível de multa e reparação do dano. Ela ainda salienta a população denunciar os infratores ao Departamento Municipal de Meio Ambiente através do número 3256-1344, pois só assim a fiscalização municipal tomará as devidas providências.