Executivo Municipal adota postura rígida em relação à RGE Sul

Informativos

Tem se tornado cada semana mais evidente os inúmeros problemas que os vianenses vêm enfrentando com fornecimento de energia elétrica. Apesar dos diversos discursos, reuniões e promessas de mudanças, melhorias e investimentos, os problemas com os serviços da RGE Sul – empresa responsável pela concessão de energia no município, tem se mantido constante ocasionando sérios problemas relatados por munícipes.

Na intenção de conseguir uma solução mais impositiva, através da Promotoria de Justiça, o Executivo Municipal realizou ontem (22) um alerta para que a comunidade vianense que sofreu danos, como resultado dos serviços mal prestados pela RGE Sul, que entre em contato com o Procon de Manoel Viana, com intuito de reunir evidências para que se cobre de forma judicial respostas cabíveis a esses problemas.

Nesta semana uma nova situação se criou, exigindo medidas adotadas pelo prefeito Gustavo Medeiros em relação a concessionária. Desta vez, em virtude ao projeto de implantação da rede de fornecimento de energia elétrica no Núcleo Habitacional Novo Horizonte. Conforme o líder do Executivo, o projeto já vinha sendo tratado com a empresa desde 2018, sendo que periodicamente eram cobradas documentações, decretos e leis, pela empresa, para que se desse andamento ao pedido. Todavia, como resposta, a RGE Sul vinha entregando apenas mais exigências e garantias vazias, reforça Gustavo. Esgotados os requerimentos, então, o representante da empresa se manifestou alegando que a mesma será incapaz de realizar o serviço, pelo qual é responsável, se utilizando de embasamentos descabidos, garante o prefeito.

Em resposta encaminhada ao líder do Executivo, o representante da empresa alegou a falta de documentação comprobatória de que a área onde será desenvolvido o projeto tenha fins de caráter social, dentre outras alegações. Segundo Gustavo Medeiros, todas as documentações necessárias com os seus devidos fins, solicitados, foram entregues dentro dos prazos.

Em virtude disso, o prefeito assegurou que passará a adotar uma postura mais firme em relação às tratativas com a empresa, que é prestadora de serviço do município. Conforme ele, todas as providências possíveis serão tomadas, inclusive de caráter judicial, tendo em vista que “Manoel Viana tem vivido um constante problema (com o fornecimento de energia). Os prejuízos são muito grandes para o município”, enfatiza Gustavo. Reforçando que explicações são constantemente recebidas, mas que efetivamente pouca coisa tem sido feita para mudar esse cenário instaurado na cidade.

O prefeito lamenta a situação que se criou, ainda que, mesmo sabendo do poder que a RGE Sul tem, a qual hoje detém quase que a totalidade da concessão de energia do estado do Rio Grande do Sul, garante que se necessário fazer esse enfrentamento, ele vai buscar todos os caminhos para isso, “porque realmente essa foi a gota d’água, e se tiver que ficar no escuro, vamos ficar”, finaliza Gustavo Medeiros.